Fábrica de carros elétricos da Chery na Argentina está confirmada
A Câmara Argentina-Chinesa de Produção, Indústria e Comércio anunciou que serão produzidas 50.000 unidades por ano
A diretora executiva da Argenchina, a Câmara Argentina-Chinesa de Produção, Indústria e Comércio, Alejandra Conconi, confirmou que a Chery será instalada na província de Santa Fé para produzir carros elétricos, de acordo com uma reportagem do jornal local El Litoral, que confirma o anúncio antes da visita do presidente Alberto Fernández à China.
O último antecedente desta confirmação foi feito por Vaca Narvaja, embaixador argentino na China, que declarou que a Chery construiria uma fábrica de carros zero emissões na Argentina e seria instalada em Santa Fé com anúncio a ser realizado no âmbito da viagem do presidente. A localização exata permanece reservada e dependerá das negociações do Governador Omar Perotti com os municípios locais.
As declarações do Presidente da Nação também devem expandir as informações. Segundo o diretor executivo da Argenchina, “o financiamento está lá e há grandes possibilidades de que ele irá escalar para 50 mil carros elétricos por ano a serem produzidos na Argentina”. O projeto se concentraria em um carro de quatro lugares, que certamente será maior do que o mais recente Chery QQ Ice Cream.
Esta não é a primeira vez que a Chery anuncia sua intenção de produzir modelos elétricos na Argentina. Desta vez, as promessas parecem ser mais concretas apoiadas por diversos fatores, como o tratamento da chamada Lei da Eletromobilidade, que promoveria a eliminação de veículos a combustão no país até 2041 e incentivaria o desenvolvimento e a produção de modelos elétricos no país. Por outro lado, veículos a combustão que utilizam biodiesel e etanol também serão contemplados.
Do InsideEVs