Fabricantes chinesas vão aumentar lucro em 2024

Consultoria aponta que atualização do portfólio de veículos elétricos e evolução do tíquete médio vão melhorar rentabilidade das montadoras asiáticas

O ano do Dragão vai ser mesmo quente para as fabricantes chinesas. O cenário aponta que as montadoras instaladas no país asiático terão melhor lucratividade e aumento do tíquete médio em 2024. A conclusão é da consultoria internacional UBS. Analistas da empresa apontam que as marcas chinesas alcançarão aumento médio de 30% no lucro em 2024 e responderão por 41% do lucro global da indústria de veículos de passageiros da China.

Isso se dará graças, especialmente, a dois fatores principais. Um será a atualização do portfólio dos veículos elétricos das fabricantes chinesas. O outro, o aumento do tíquete médio, que vai reduzir a diferença em relação às margens das marcas estrangeiras. As projeções apontam que, desta forma, as marcas chinesas aumentarão seu market share em seus domínios de 56%, em 2023, para 63%, em 2024.

Apesar do ritmo de crescimento rápido, as fabricantes chinesas tinham dificuldades em vender carros a uma faixa de preço superior a 100 mil yuans (hoje, o equivalente a US$ 14 mil) antes da pandemia. De lá para cá, marcas como BYD, Geely e Great Wall Motors (GWM) passaram a investir em produtos mais sofisticados e de maior valor agregado. Tanto que, em 2023, a média de vendas mensais de carros acima dos 150 mil yuans (US$ 21 mil em 9/1) das fabricantes chinesas foi superior a 10 mil unidades.

Quem vai amargar menos rentabilidade serão as marcas japonesas. A UBS aponta que as montadoras daquele país vão perder quase metade das suas participações em receitas e lucros em 9% e 19%, respectivamente, na comparação 2022-2024.

Do Automotive Business