Fabricantes de caminhões da Europa estocam gás natural para enfrentar a crise de energia

Companhias se preparam para enfrentar o inverno enquanto a Rússia continua com as torneiras dos oleodutos fechadas para o continente europeu

Os maiores fabricantes de caminhões da Europa estão estocando gás natural e se preparando para mudar para combustíveis alternativos em meio à ameaça de escassez no inverno, enquanto a Rússia continua com sua política de corte de abastecimento por oleodutos para o continente.

A Mercedes-Benz Trucks, uma unidade da maior fabricante de veículos comerciais do mundo, a Daimler Truck Holding, está migrando para o petróleo em grande parte da produção nas fábricas na Alemanha, segundo a chefe da divisão, Karin Radstrom. A Traton, da Volkswagen, proprietária das marcas Scania e MAN, tem um tanque de gasolina “enorme” a caminho e está voltando ao “bom e velho carvão”, disse o CEO, Christian Levin.

À medida que a crise energética da Europa continua e as temperaturas começam a esfriar, os preços disparados que se espalham pelas cadeias de suprimentos estão chegando mais próximos. A Alemanha, que é mais dependente do gás russo, viu as importações de produtos químicos vitais saltarem 40% durante o primeiro semestre, à medida que as empresas substituem cada vez mais os processos de uso intensivo de gás por produtos de outros lugares.

Os fabricantes também estão lutando com custos mais altos que estão levando muitas empresas menores fornecedoras à beira do precipício. Depois de meses de escassez de chips paralisando a produção, os fabricantes de caminhões permanecem no modo de recuperação, mesmo com a crise de energia no centro do palco e as carteiras de pedidos cheias.

Do Valor Econômico