Fala ou deixa pra lá?
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Reclamar é quando, ao receber um produto ou serviço, falta ou tem algo de errado. Denúncia é mais grave, exige provas, documentos e, geralmente, você não faz denúncia para um trabalhador, mas para o superior dele.
E o que tem a ver denúncia com saúde? Há poucos dias mais uma matéria foi capa na mídia denunciando más práticas de operadoras de saúde. No caso, Unimed estava atrasando a cirurgia de um câncer de crânio em uma criança.
E a resposta pronta e certa dessas empresas é sempre a mesma: a Unimed só tomou ciência quando apareceu o problema na imprensa. Mesmo que médicos, cirurgiões de hospital famoso da capital, já tivessem solicitado o procedimento há dois meses.
Perdoar o próximo não é esquecer uma dívida, ou ser paciente com a espera de uma cirurgia porque – ‘coitado do convênio’ – não há vaga para operar. Em alguns países, se seu cachorro morder a perna de uma pessoa, ela irá ao pronto-socorro, fará o tratamento e depois só lhe trará a conta, sem amaldiçoar a sua família, sem pregar o ódio e sem perdoar a dívida.
Assim se o convênio não cobre com o contrato, atrasa procedimentos, faz fisioterapia dia sim, dia não, denuncie, lute pelos seus direitos e pela sua saúde.
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente