Fala Wagnão – Transformação na indústria tem que manter emprego

Foto: Adonis Guerra

Na última sexta, dia 23, participei da atividade de comemoração dos 65 anos da Volks no Brasil, realizada na planta de São Bernardo. Ao longo destas mais de seis dé­cadas vivemos muitas trans­formações, principalmente no processo de produção fabril.

Hoje, estamos mais uma vez, diante de uma nova perspectiva de futuro, com a chamada ‘indústria 4.0’, que terá grande impacto sobre a produção.

O que nos preocupa e nos desafia é pensar qual papel os trabalhadores terão nessa indústria. Temos que estar preparados e unidos para essa nova formatação de trabalho.

Os companheiros precisam participar da produtividade que está sendo gerada, por meio desse novo conheci­mento. As novas tecnologias anunciadas para a fabricação do carro elétrico, por exemplo, são bem vindas, mas precisam ser nacionais e precisamos nos apoderar do desenvolvimento delas.

Definir essas estratégias é apontar para o futuro sem ficar dependendo de tecnolo­gias que vêm de fora. Investir em tecnologia nacional é ex­tremamente importante para garantir a continuidade e for­talecer a indústria brasileira.

Tudo isso compartilhado com os trabalhadores e tra­balhadoras que passam oito horas na linha construindo a riqueza das empresas. O que nos faz acreditar que pode­mos superar as dificuldades como em 2008, 2009, 2012, 2015, quando foi exigido nos­so sacrifício.

Como enfrentamos juntos os momentos difíceis, espera­mos poder no momento de sucesso caminhar juntos, para que nossos filhos também possam usufruir do nosso trabalho. É o que desejamos como construtores desses 65 anos da Volks. E que venham mais 65 anos de sucesso para o bem da nossa região, da popu­lação e, principalmente, dos trabalhadores e trabalhadoras.

Da Redação.