Falta de carregadores atrapalha adesão de carros elétricos em NY
Na cidade, filas de carros elétricos esperam para chegar ao carregador Supercharger, que pode demorar mais de uma hora
A adoção de veículos elétricos não tem sido acompanhada pela infraestrutura de carregamento rápido em Nova York. Pelo menos, é o que dezenas de carros enfileirados em um posto de carregamento Supercharger, da Tesla, mostram. Relatos de usuários no X (antigo Twitter) e a apuração do site InsideEVs, que esteve em uma das estações de carregamento da cidade em um dia comum, revelaram uma longa fila de EVs esperando para serem carregados. O tempo de espera superou uma hora.
Na tarde do dia 17 de janeiro, o usuário do X @giorgi010 fez um pedido de socorro a Elon Musk, CEO da Tesla. Uma das imagens que acompanha a mensagem de “SOS” mostrava uma fila de modelos elétricos esperando para entrar em uma estação de carregamento Supercharger. A foto foi tirada em Brooklyn, em Nova York. O usuário escreveu que “10 mil pessoas compraram carros Tesla e agora é impossível recarregá-los”.
Um repórter do InsideEVs compareceu ao local e comprovou: dezenas de modelos estavam enfileirados esperando para entrar na estação, que fica no estacionamento de uma loja de móveis chamada Raymour and Flanigan, rodeado por um Starbucks, um centro veterinário e diversas oficinas. A estação contava com 12 carregadores Supercharger da Tesla e quatro barracadas da empresa EVgo, de carregamento rápido. A tela das quatro exibia a mensagem “fora de serviço”.
O excesso de carros em estações de carregamento não é exatamente novidade, uma vez que o desenvolvimento de infraestrutura tem sido mais lento do que a adoção aos veículos elétricos. No entanto, em Nova York isso acontece com uma frequência alarmante. Bezgod Hoja, um motorista da Uber que esperava na fila, revelou que dirige uma hora para chegar à estação de carregamento mais próxima e que espera mais uma hora para chegar sua vez e carregar a bateria até 80%. Os entrevistados mencionaram iniciativas de Nova York para incentivar a adoção de elétricos – e revelaram sua insatisfação com a falta de infraestrutura para dar conta.
Do Olhar Digital