Falta de chip assombra mais uma vez a indústria automotiva Europeia
Possível interrupção de fornecimento do componente pela Nexperia acende luz amarela na Acea
A ameaça de desabastecimento de chip paira novamente sobre as fabricantes de veículos, em especial na Europa. Desta vez, no entanto, não se trata de uma pandemia que desorganizou a logística mundial na cadeia de suprimentos, mas de um imbróglio no qual a Nexperia está no centro da questão.
A fabricante de semicondutores com sede na Holanda, controlada pela chinesa Wingtech Technology, foi alvo da chamada Lei de Disponibilidade de Bens (Goods Availability Act) imposta pelo governo dos Países Baixos. A legislação local de emergência econômica permite ao governo intervir em empresas privadas, sob alegação de transferência indesejada de tecnologia para a China.
Em resposta, o governo de Pequim notificou clientes que interromperia o fornecimento de chips, além de anunciar que passaria a atuar de forma independente e que funcionário locais têm o “direito de recusar” ordens vindas de fora da China, conforme apuração da Reuters. Ao mesmo tempo, a filial chinesa também interrompeu exportações de determinados componentes da Nexperia fabricados localmente.
A questão acendeu a luz amarela na Acea devido a potencial interrupção da produção de veículos europeus caso o fornecimento de chips a Nexperia não seja resolvido rápido. A associação dos fabricantes da Europa admite que embora a indústria tenha outras empresas do mesmo tipo de semicondutor, a Nexperia é uma importante fornecedora de alto volume e homologação de novos parceiros levaria meses.
Do AutoIndústria