Falta de diálogo dificulta elo entre empresa e universidade

Os entraves entre pesquisa universitária e setor privado reuniram nesta segunda-feira (04/06) estudantes e professores da UFABC (Universidade Federal do ABC) no segundo encontro do projeto de extensão Desigualdade Regional e as Políticas Públicas, que tem  apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ABCD MAIOR e TVT.

No debate “A Relação entre a Pesquisa na Universidade Pública e o Setor Produtivo”, a falta de diálogo entre empresas e instituições de ensino públicas foi apontada como principal razão para a escassez de projetos de desenvolvimento. “O setor privado e a universidade não conversam”, afirmou a professora Selma Sueli Baçal de Oliveira, da Universidade Federal do Amazonas).

Para o professor Rafael de Brito Dias, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a universidade pública precisa preservar sua autonomia, investindo em projetos para desenvolver a economia informal. “Temos de ver até onde é interessante para a universidade manter sua independência”, reforçou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Benardo, Jefferson da Conceição, destacou que é preciso aproximar as empresas e universidades locais. “O que vemos hoje é a inovação que passa apenas por dentro das multinacionais, com pouca participação das pesquisas universitárias”.

Agosto
O próximo encontro do projeto de extensão será realizado no dia 6 de agosto e o tema será “Fronteiras e Segurança na América do Sul: Perspectivas Regionais”.

Do ABCD Maior