Faltam engenheiros especializados no ABCD

Demanda por profissionais com especialização é tendência nacional; dia do engenheiro foi comemorado neste sábado (11/12)

Neste sábado (11/12) comemorou-se o dia do engenheiro, profissional formado em várias instituições de ensino do ABCD. Apesar de a oferta de cursos de graduação na área ser grande, as empresas da Região têm enfrentado dificuldades para recrutar profissionais qualificados.

A presidente da subsede do ABC do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), Silvana Guarnieri, explicou que esse é um fenômeno nacional. “Na Região existe falta de engenheiro especializado, são novas necessidades do mercado, e essa é uma tendência. Existe procura para as áreas de informática, telecomunicação e meio ambiente, mas ainda não dá para especificar quais são as demandas específicas da ABCD”, afirmou.
 
A Região é conhecida por sua atuação na área petroquímica e automobilística, mas na opinião de Silvana é preciso fazer um estudo detalhado para detectar quais as necessidades das empresas do ABCD.  “A nossa demanda é diferenciada, mas antes de falar em quais cursos são necessários é preciso ver primeiro para que lado a economia da Região vai se dirigir no futuro”, analisou.

O salário mínimo inicial de engenheiro é regulamentado pelo governo federal. São seis salários mínimos para seis horas de trabalho. “Apesar da regulamentação, ainda vemos empresas pagando R$ 2 mil, R$ 2,5 mil para os profissionais porque não exigem o registro no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) na hora da contratação”, afirmou.

Novos cursos – A demanda por engenheiros motivou a Faculdade Anhanguera de São Caetano a abrir dois novos cursos: Engenharia Civil e de Controle e Automação. As inscrições estão abertas e as turmas terão início no primeiro semestre de 2011.

A coordenadora das novas graduações, Renata Andrade Kobayashi, explica que são oferecidas 200 vagas em cada curso. “É interessante que o estudante tenha interesse pela área de exatas, seja perseverante e defina uma área de atuação dentro da engenharia”, disse.

Serviço – O vestibular da Faculdade Anhanguera de São Caetano será no domingo (19/12), às 9h30. Mais informações pelo telefone 0800 941 4444 ou no site www.vestibulares.br .

 

Do ABCD Maior