Farmácia Popular é inaugurada em São Bernardo
Moradores poderão encontrar 107 medicamentos e produtos considerados essenciais vendidos a preço de custo
São Bernardo ganhou, no sábado (29), a primeira unidade da Farmácia Popular do Brasil, que ficará na rua Alferes Bonilha, 90, Centro. Os moradores poderão encontrar 107 medicamentos e produtos considerados essenciais que serão vendidos a preço de custo, tendo uma redução de até 90% do valor comparado com farmácias e drogarias privadas. A previsão é de que sejam instaladas até o final do ano mais outras quatro unidades a um orçamento total de R$ 200 mil.
As farmácias terão ainda ações educativas, por meio de apresentação de vídeos, campanhas sobre a aids ou combate à dengue, por exemplo, além de outras atividades de interesse do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de São Bernardo.
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, esteve presente durante a inauguração e ressaltou que a Administração quer melhorar a condição de atendimento da população, além de incentivar a geração de trabalho aos profissionais da área da saúde.
O secretário de Saúde, Arthur Chioro, comentou que este é mais um grande presente à cidade que comemorou 456 anos. Chioro comentou que o município tem ainda carências na estrutura de saúde. Conforme explicou, a inauguração da farmácia resgata um débito de seis anos.
“A farmácia popular não vem competir ou substituir o Programa de Assistência Farmacêutica gratuita que o SUS (Sistema Único de Saúde) tem o dever de garantir para a população. Estamos atendendo o contexto da total reestruturação da assistência farmacêutica em nosso município”, informou Chioro.
Quem também esteve presente no evento foi o deputado estadual, Alex Manente (PPS), que destacou a inversão de prioridades com que a prefeitura trabalha. De acordo com o parlamentar, a saúde é a área onde mais ocorrem injustiças sociais, principalmente na hora de comprar um remédio. “A saúde é o principal segmento que aponta a inversão de prioridades existente no governo Marinho. Isso conduz a cidade a um caminho mais decente e digno”, observou.
Dentre os produtos oferecidos na farmácia estão: preservativos masculinos, produtos com indicação nos quadros de hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações e alcoolismo, além dos anticoncepcionais.
Da Prefeitura de São Bernardo