Faturamento do setor de máquinas e equipamentos cresce 21%, aponta CNI
O setor de bens de capital (máquinas e equipamentos), que passou por uma forte queda no ano passado, apresenta em agosto um desempenho bem superior à média da indústria, informou nesta terça-feira a CNI (Confederação Nacional da Indústria).
O faturamento real (deflacionado pelo INPC) do setor de bens de capital apresentou um avanço de 20,7% em agosto. Em julho, também na comparação com mesmo mês de 2009, esse avanço era um pouco menor, de 19,7%.
Na avaliação do gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, o resultado demonstra a forte recuperação do setor no ano, mas ele ressaltou que uma “grande parte da recuperação reflete um ano ruim em 2009”.
O setor de máquinas e equipamentos também demonstrou avanço de 12,9% na comparação com agosto do ano passado no quesito emprego. Também teve altas de dois dígitos em horas trabalhadas (17,3%) e massa salarial real (14,1%).
A CNI informou ainda que o faturamento real de toda a indústria apresentou em agosto alta de 4,1% em relação ao período de antes da crise econômica mundial. Já o indicador de emprego também superou em agosto o pré-crise, em 1,7%.
“Esses indicadores já mostram crescimento, e não apenas um movimento de recuperação em relação ao pré-crise. Já os indicadores de horas trabalhadas e utilização da capacidade instalada ainda estão um pouco abaixo”, afirmou Castelo Branco.
Da Folha de S. Paulo