Faturamento industrial sobe no 1º trimestre
O faturamento real subiu 2,7% nos três primeiros meses de 2014, na comparação com o mesmo período de 2013. O emprego na indústria, por sua vez, cresceu 1,7% nesta comparação, enquanto a massa salarial registrou expansão de 5,5%. Segundo números divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (8).
Dos 21 setores pesquisados pela Confederação Nacional da Indústria, 11 deles apresentaram queda no nível de atividade no primeiro trimestre deste ano, contra o mesmo período de 2013. Entretanto, 12 setores registraram expansão do emprego e do faturamento nesta mesma comparação.
Já o nível de uso do parque fabril (utilização da capacidade instalada), após ajuste sazonal, somou 80,9% em março, no fim do primeiro trimestre. A CNI informou que este indicador está 1 ponto percentual abaixo da média registrada no primeiro trimestre do ano passado.
Resultado de março
Segundo a CNI, tanto o faturamento real quanto as horas trabalhadas na produção tiveram retração em março deste ano. O faturamento recuou 6,3%, na comparação com fevereiro, no que foi a maior queda mensal desde novembro de 2008. Já o nível de atividade industrial registrou queda de 2,4% – no primeiro recuo deste ano.
O emprego industrial, porém, teve alta de 0,3% em março no quarto mês seguido de crescimento. “Comparado ao mesmo mês do ano anterior, o emprego de março é 1,9% superior”, acrescentou a Confederação Nacional da Indústria. A massa salarial, entretanto, recuou 2,4% em março.
Do portal G1