FCA-PSA terá sinal verde da UE: mas será boa para carros elétricos?
A 4ª maior montadora global pode se tornar uma das líderes em eletrificação
Se Sergio Marchionne ainda estivesse vivo, provavelmente estaria muito orgulhoso agora. O homem que sempre sonhou em ver a FCA produzir mais de 6 milhões de carros por ano saberia que sua fusão com a PSA está prestes a ser aprovada pela União Europeia, segundo a Reuters. A quarta maior montadora do mundo produziu 8,7 milhões de carros em 2018, mas pode chegar a 14 milhões.
Mas como ficam os carros elétricos nessa história? A resposta é simplesmente uma produção em larga escala. Tanto a PSA quanto a FCA têm seus próprios carros elétricos e híbridos plug-in no mercado. Enquanto a FCA ainda está chegando lá com o novo Fiat 500 elétrico, a PSA já tem o Opel Corsa-e, Peugeot e-208, e-2008, Citroën e-C4 e e-SpaceTourer.
Juntando seus esforços, poderemos ver as marcas FCA apresentando mais carros elétricos usando a plataforma e-CMP que a PSA possui atualmente. Veículos maiores dos segmentos C e D podem ser montados na plataforma eVMP. Com uma capacidade de produção tão massiva, a Stellantis terá muito poder de barganha com os produtores de baterias. Caso você não se lembre, esse é o nome da empresa que surgirá da fusão da FCA com a PSA.
A produção em escala não oferecerá apenas veículos elétricos e vantagens às suas empresas em termos de oferta de produtos. A Stellantis pode ajudar as duas empresas a economizar US$ 6 bilhões apenas em sinergias e com a vantagem de não precisar fechar nenhuma das fábricas atuais. De acordo com o que foi relatado, 40% desse valor viria de produtos, 40% de compras e os restantes 20% de outras áreas de negócios. Logística, TI e marketing podem ser integrados, por exemplo. Se esses rumores se confirmarem, teremos não apenas a quarta maior montadora, mas provavelmente uma das principais produtoras de carros elétricos do mundo.
Do InsideEVs