Federação Estadual: Congresso define plano de lutas
Começa hoje na cidade de Louveira, São Paulo, o 5º Congresso da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT).
Até domingo, o evento vai reunir 159 delegados, representantes de 250 mil metalúrgicos dos 14 sindicato filiados a FEM-CUT.
Entre outros temas, eles irão discutir campanha salarial, política de desenvolvimento econômico e social e organização sindical nos locais de trabalho.
Um dos destaques do congresso será a apresentação de pesquisa que faz o mapeamento do perfil sindical e do emprego metalúrgico no Estado. São Paulo concentra o maior número de metalúrgicos no Brasil. Ao todo, são 815 mil trabalhadores, que representam 33,5% dos empregos da indústria de transformação no Estado.
Para o presidente da FEM-CUT, Adi dos Santos Lima, a pesquisa revela dados interessantes sobre a categoria e mostra elementos para que a Federação invista cada vez mais em uma política de organização sindical.
O Congresso também elegerá a nova diretoria da FEM-CUT para o triênio 2007/2010 e aprovará uma plataforma de propostas e plano de lutas para o próximo período.
A abertura do congresso terá palestras dos deputados federais Aldo Rebelo (PCdoB) e Vicentinho (PT) e da ministra da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do governo federal, Matilde Ribeiro.