Federal do ABC é estratégica para o País
O presidente Lula afirmou que os investimentos pesados em educação farão que o Brasil tenha, além do estatus de exportador de soja e minério de ferro, de país que exporta inteligência. Na última sexta-feira, durante lançamento da Universidade Federal do ABC, em Santo André, ele anunciou a abertura de concurso público para o preenchimento de 4 mil vagas de professores nas universidades federais, o primeiro nos últimos anos. Diadema também terá sua Universidade Federal.
“Precisamos exportar inteligência”
Ao lançar a pedra fundamental da Universidade Federal do ABC na sexta-feira passada, o presidente Lula pediu a aprovação, pelo Congresso, do projeto que cria o Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.
“Ou fazemos os deputados aprovarem o Fundeb com urgência, ainda neste ano, ou a sociedade perderá mais um ano para melhorar a qualidade do ensino fundamental”, disse Lula. O projeto está no Congresso desde junho e entrou na pauta esta semana.
O Fundeb significa mais R$ 4,3 bilhões na educação.
O objetivo do Fundo é atender 47 milhões de alunos da educação infantil, fundamental, ensino médio e na educação de jovens e adultos, inclusive indígenas e quilombolas.
A maior parte do dinheiro do Fundeb vai para o pagamento e qualificação de professores.
Durante a solenidade, Lula disse que nenhum governo investiu tanto em Educação no Brasil como o seu.
Superior
Ele falou da criação de 112 mil novas vagas para estudantes de baixa renda nas universidades e faculdades particulares através do ProUni, que em quatro ano vai atender mais de 760 mil estudantes de baixa renda.
O presidente disse que a criação da UFABC é estratégica para seu governo, que tem interesse em investir em tecnologia.
A universidade federal do ABC está prevista para funcionar com mil alunos a partir de setembro do próximo ano.
Inteligência
Lula ressaltou que os investimentos pesados em Educação vão fazer que o Brasil tenha, além do estatus de exportador de soja e minério de ferro, também o de país que exporta inteligência.
Ele anunciou a abertura de concurso público para o preenchimento de 4 mil vagas de professores nas universidades federais.
Além da Universidade Federal do ABC, o governo criou as universidades federais dos Pampas (PS), do Recôncavo Baiano (BA) e de Dourados (MS), além de criar 33 extensões de universidades já existentes.
Universidade federal também em Diadema
O campus da Universidade Federal de São Paulo em Diadema é a mais recente extensão criada pelo governo federal. Ele terá cursos na área da Saúde e tem previsão de funcionamento a partir do segundo semestre do próximo ano.
A prefeitura da cidade já avisou que vai ceder uma área municipal para a instalação do campus.