FEM/CUT define mobilizações de Campanha Salarial em reunião com sindicatos

Os Metalúrgicos do ABC participaram ontem, em Pindamonhangaba, da reunião da direção ampliada da FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT), que contou com dirigentes dos 13 sindicatos filiados que negociam a Campanha Salarial de maneira conjunta.

Foto: Adonis Guerra

O presidente da FEM/CUT, Erick Silva, explicou que os dirigentes sindicais avaliaram o andamento das negociações com as bancadas patronais e encaminharam a construção de um calendário de mobilizações junto aos trabalhadores.

Foto: Adonis Guerra

“Uma das propostas patronais que mais chama a atenção e que exigirá muito combate nosso é o parcelamento do INPC. E tivemos uma proposta que é um absurdo completo feita pelo Sicetel (indústria do aço), de redução ou extinção de direitos fundamentais dos trabalhadores metalúrgicos que é a garantia de emprego em caso de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Todos os sindicatos repudiaram e aderiram ao processo de mobilização”, afirmou.

O dirigente destacou que antes da reunião foi realizada uma assembleia com paralisação de duas horas na Gerdau, a maior empresa do setor na cidade.

“A partir de agora os sindicatos começam a construir um calendário de mobilizações em todos os grupos patronais, com foco nas empresas ligadas ao setor do aço, para mostrar para a patrãozada que não é boa ideia mexer com essas cláusulas dada a mobilização e importância para toda a categoria. Queremos buscar a construção do acordo de data-base dos metalúrgicos, que é 1º de setembro, com aumento real”, reforçou.

Juntos pela reconstrução

O tema da Campanha Salarial deste ano é “Juntos pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários, da Democracia e do País”. Os eixos são: reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos, valorização da Convenção Coletiva de Trabalho, manutenção dos direitos e a reindustrialização do país. A pauta foi aprovada em 6 de maio pelos Metalúrgicos do ABC e entregue aos representantes das bancadas patronais em 3 de junho.