FEM-CUT definirá em Plenária estratégias para o ramo metalúrgico em 2010

Participarão da atividade, entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro, dirigentes dos 13 sindicatos filiados à Federação, que representam cerca de 220 mil metalúrgicos em todo o Estado

Com a finalidade de fazer um balanço do mandato e apontar os principais desafios do ramo metalúrgico cutista no Estado de São Paulo para 2010, a Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT-SP (FEM-CUTSP) promove na próxima semana, do dia 30 de novembro a 2 de dezembro, uma Plenária Estadual do ramo. Participarão da atividade dirigentes dos 13 sindicatos filiados à Federação, que representam cerca de 220 mil metalúrgicos em todo o Estado. A Plenária acontecerá na nova sede FEM-CUT e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT, que fica na nova sede em São Bernardo do Campo.

Segundo o presidente da FEM, Valmir Marques, o Biro Biro, o ano de 2009 foi marcante para a categoria metalúrgica. “Assim como o Brasil outras nações atravessaram momentos difíceis devido à crise financeira mundial. Mas o nosso País deu a volta por cima e virou referência no mundo no combate a esta crise, que não foi gerada por nós, adotando medidas responsáveis que aqueceram a economia, com a desoneração de impostos para o setor automotivo e linha branca, liberaram crédito e geraram milhões de postos de trabalho”, explica.

Vanucchi e Edinho participam da mesa de abertura

O Ministro da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi e o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) Edinho da Silva farão análise de conjuntura estadual e nacional na Plenária Estadual da FEM, no dia 30 de dezembro, às 9h.

Também participarão da abertura o presidente da CUT-SP, Adi dos Santos Lima, o Secretário Geral da CUT Nacional, Quintino Severo, que representará o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, o presidente da CNM-CUT, Carlos Alberto Grana e Tarcísio Secoli Secretário de Coordenação Governamental da prefeitura de São Bernardo do Campo.

Ainda na parte da tarde do dia 30, a Subseção do Dieese do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC fará uma análise econômica apresentará a pesquisa “O Perfil dos Trabalhadores Metalúrgicos no Estado de São Paulo”. No dia 1 de dezembro, os dirigentes dos sindicatos filiados debaterão o balanço das ações desenvolvidas pela FEM e definirão a organização e fortalecimento do ramo metalúrgico cutista para 2010.

Autoridades e lideranças prestigiarão nova sede da FEM-CUT e CNM-CUT

A nova sede da FEM-CUT e CNM-CUT em São Bernardo do Campo será inaugurada oficialmente, às 19h, no dia 2 de dezembro. Lideranças do movimento sindical e representantes de partidos políticos, das bancadas patronais e do governo federal foram convidados para a solenidade.

Segundo o presidente da FEM-CUT, Valmir Marques (Biro Biro), a aquisição desta sede é uma conquista histórica para a categoria metalúrgica. “Agora no mesmo prédio, fortalecemos ainda mais as nossas lutas e ações em conjunto com a CNM-CUT”, disse.

Para o presidente da CNM-CUT, Carlos Grana, a nova sede em São Bernardo do Campo tem um relevante caráter histórico. “Há 27 anos, fundamos no estádio da Vila Euclides, que fica ao lado desta sede, a nossa Central Única dos Trabalhadores. Lá, também tivemos grandes assembleias lideradas pelo nosso companheiro metalúrgico e hoje, com muito orgulho, presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva”, frisou.

Estrutura

Com uma área útil de 1150m2, a nova sede tem três andares com um ambiente moderno, aconchegante e confortável. O auditório tem capacidade para 110 pessoas e tem uma área técnica para tradutores, som, iluminação e possui sanitários para deficientes físicos. A nova sede está situada à Rua Antártico, 480 – próxima ao Km 150 da Rodovia Anchieta.

Da FEM-CUT