FEM-CUT entrega pauta para os patrões

Fotos: Edu Guimarães

A pauta de reivindica­ções da Campanha Salarial 2017: Resis­tência, Unidade e Luta foi en­tregue ontem pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, para o setor patronal.

Os principais eixos da Cam­panha deste ano são: 40 horas semanais; INPC + aumento real; não à perda de direitos; contra as reformas Trabalhista, da Previdência e a Lei de Terceirização.

Os documentos foram apresentados ao Sindipeças, que compõe o Grupo 3, na sede da entidade, e para os representantes da Fundição, Estamparia, Sinpa e Sindi­forja (ambos no G3), Sice­tel, Sindicel, G8 e G10, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp. A entrega da pauta para o Grupo 2 ainda não tem data marcada.

O presidente da Federação, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, afirmou que a resis­tência precisará ser grande diante da postura de repre­sentantes do G3 que há três anos não renovam a conven­ção coletiva e que apresenta­ram uma contra pauta.

“Dirigentes do Sindipeças defenderam a necessidade da aprovação urgente da reforma Trabalhista, com destaque para a prevalência do negociado sobre o legis­lado. Isso deixa claro que nesse momento, diante das retiradas de direitos, estamos em campos opostos e que a discussão vai ser difícil”, contou.

“Diante das reformas e do fim da ultratividade é impor­tante que o grupo assuma o compromisso de manter a convenção assinada há três anos até que seja possível chegar a um novo entendi­mento. O objetivo da Cam­panha é chegar a um acordo favorável aos trabalhadores, mesmo que seja preciso uma negociação longa”, destacou o presidente.

A ultratividade reconhece que cláusulas coletivas inte­gram os contratos de traba­lho mesmo após o término de sua vigência, até que novo acordo coletivo venha a ser assinado.

Assembleia

A Assembleia Geral de Campanha Salarial dos Me­talúrgicos do ABC acontece no próximo dia 11 de julho, às 18h, na Sede.

A data-base é 1º de setem­bro e estão em Campanha 198 mil trabalhadores na base da FEM-CUT no Estado de São Paulo.

Da Redação.