FEM-CUT inicia negociação com Montadoras na terça, dia 17

A Federação representa 45 mil metalúrgicos no setor de montadoras e negociará junto com a Federação os sindicatos metalúrgicos de São Carlos (CGTB- Volks), São Caetano do Sul (GM) e Tatuí (Ford) (Força Sindical)

A FEM-CUT iniciará na próxima terça, dia 17, às 15h, a primeira rodada de negociação da Campanha Salarial com a bancada patronal das Montadoras, representada pelo Sinfavea (Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A Federação representa 45 mil metalúrgicos no setor de montadoras que estão localizadas nas regiões do ABC paulista e Taubaté.

Também negociarão junto com a Federação os sindicatos metalúrgicos de São Carlos (CGTB- Volks), São Caetano do Sul (GM) e Tatuí (Ford) (Força Sindical), que representam cerca de 15 mil metalúrgicos.

Também na próxima semana, a Federação continuará as rodadas de negociação com as bancadas do G2 e G8, que acontecerão na quarta, dia 18. Está prevista uma rodada com a bancada do setor de Fundição.

 
G10 e FEM continuam negociação no dia 26
Na manhã de sexta, dia 13, dirigentes da Federação e da bancada patronal do Grupo 10 continuaram a terceira rodada da Campanha Salarial, na sede da FIESP. Estão em Campanha nos setores do G10 cerca de 15 mil metalúrgicos em todo o Estado. Na ocasião, o presidente da Federação, Valmir Marques (Biro Biro) apresentou a reivindicação do fim da aplicação de teto no salário e destacou a importância da valorização dos pisos dos trabalhadores dos setores. 
 
A bancada do G10 fará uma avaliação destas reivindicações da Federação na próxima rodada, agendada para o dia 26 de agosto, às 10h, na sede da FIESP.
 
Principais reivindicações
Neste ano, a Federação negociará essencialmente as cláusulas econômicas com todas as bancadas patronais, em razão que as cláusulas sociais valerão até 1º de setembro de 2011. As principais reivindicações dos metalúrgicos da CUT são: 1) Reposição integral da inflação; 2)Aumento real nos salários; 3) Valorização nos pisos; 4) Jornada de 40 horas semanais, sem redução nos salários e 5) Licença Maternidade de 180 dias.

A FEM-CUT/SP tem 12 sindicatos metalúrgicos filiados em todo o Estado e é a interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com as bancadas patronais. A Federação negocia com seis bancadas: Montadoras (representada pelo Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Sinfavea), Grupo 2 (máquinas e eletrônicos) Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos), Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros); Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) e Fundição. A data-base do ramo é 1º de setembro e estão na base da  Federação cerca de 250 mil metalúrgicos e metalúrgicas em todo o Estado.

Calendário das rodadas da FEM-CUT

Montadoras 
Data: 17 de agosto (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Sinfavea (AV. Indianópolis, 496)
 
Grupo 8
Data: 18 de agosto (quarta-feira)
Horário: 10h
Endereço: FIESP Av. Paulista 1313 – 7º andar Sicetel

Grupo 2
Data: 18 de agosto (quarta-feira)
Horário: 14h
Endereço: FIESP Av. Paulista 1313 – 7º andar Abinee
 
*Também está prevista uma rodada de negociação nesta semana com a bancada patronal do setor de Fundição.
 
Com Agência FEM-CUT