FEM-CUT tem primeira rodada de negociação com o Grupo 3
(Foto: Edu Guimarães)
Os dirigentes da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, realizaram a primeira rodada de negociação da Campanha Salarial 2016 com os representantes do Grupo 3, que reúne autopeças, forjaria e parafusos, na sexta-feira, 29 de julho.
De acordo com o presidente da FEM-CUT, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, a primeira reivindicação feita ao Sindipeças, que há dois anos não assina a Convenção Coletiva de Trabalho, a CCT, é acatar os avanços já conquistados pelos trabalhadores com os sindicatos patronais de forjaria e parafusos.
“Para voltar a compor o Grupo 3, o Sindipeças terá que incorporar as cláusulas sociais e unificar os avanços, como a cláusula de contratação de jovens, por exemplo”, afirmou.
“A primeira reunião demonstrou disposição de diálogo e de participação na mesa de negociações permanentes. A discussão das cláusulas sociais ainda tem muito que avançar e buscaremos evoluir com os outros temas para chegar a um entendimento”, prosseguiu.
A próxima rodada com o G3 está marcada para o dia 12 de agosto. Hoje haverá a primeira rodada com a Estamparia. Na quarta está previsto o início das negociações com o Grupo 8 e na quinta, com a Fundição.
A Campanha Salarial 2016 tem como tema “Sem pato, sem golpe, por mais empregos e direitos”. A pauta tem cinco itens principais: não à terceirização e à perda de direitos; estabilidade e geração de empregos; reposição integral da inflação mais aumento real, valorização dos pisos e jornada semanal de 40 horas.
A data-base é 1º de setembro e estão em campanha 202.213 trabalhadores na base da FEM-CUT no Estado de São Paulo.
Da Redação