FEM e CNM fazem plenárias

Dois importantes encontros para a organização dos metalúrgicos da CUT ocorrem nesta semana em São Bernardo

Foi iniciada nesta segunda-feira (30) a plenária estadual da Federação dos Metalúrgicos da (FEM-CUT) e, nesta terça-feira (1), começa a plenária da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT). Nas duas, serão realizados um balanço de atividades e planejados os enfrentamentos aos principais desafios do ramo.

Para os presidentes da FEM, Valmir Marques, o Biro Biro, e da CNM, Carlos Grana, garantir a vitória de um projeto dos trabalhadores nas eleições de 2010 é a maior tarefa do movimento sindical comprometido com as transformações que o País necessita.

“Teremos outra vez um cenário de disputa entre projetos antagônicos e irreconciliáveis. De um lado, o retorno ao modelo neoliberal representado pelo Estado mínimo, o corte dos direitos dos trabalhadores, privatizações etc. e, de outro, a possibilidade concreta de avançarmos ainda mais nas mudanças que estão sendo feitas e que ainda precisam acontecer para o Brasil se transformar em um País justo e igualitário”, afirmou Biro Biro.

Organização

Do ponto de vista sindical, Carlos Grana acredita que 2010 será um ano que a categoria vai insistir na unificação da data-base em todo País, passo fundamental para conquistar uma convenção coletiva nacional.

“É por meio dela que poderemos reduzir as desigualdades entre os metalúrgicos das várias partes do Brasil”, lembra o presidente da CNM.

Outro ponto em debate será a criação de um fundo de solidariedade internacional voltado aos metalúrgicos de países onde a organização sindical é mais vulnerável às práticas anti sindicais.

Entidades inauguram sede na região

As plenárias estão ocorrendo na nova sede da FEM e da CNM, localizada em São Bernardo. O espaço será inaugurado oficialmente na terça, às 19h.

Com uma área útil de 1.150 metros quadrados, a nova sede tem três andares, incluindo auditório para 110 pessoas e fica na Rua Antártico, 480, Jardim do Mar, próximo ao trevo do quilômetro 18 da Via Anchieta. Antes, a FEM ficava no mesmo prédio da CUT, no Brás, enquanto a sede da CNM era no Bairro de Indianópolis.

Da Redação