FEM entrega avisos de greve para bancadas patronais

(Foto: Edu Guimarães)

Esta semana a Fede­ração Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, começou a entregar os comunicados de greve para os patrões. A en­trega para os grupos 8 e 10 foi feita na segunda-feira, dia 26. Já o grupo 3 recebeu o aviso ontem durante a reunião da Campanha Salarial.

Os avisos de greve in­formam aos patrões que, a partir de 48 horas da entrega do comunicado, conforme assembleias dos trabalhado­res, poderão ser deflagradas paralisações em qualquer empresa na base. O docu­mento reforça ainda que “o movimento será por prazo indeterminado”.

“Diante da intransigência dos patrões em apresentar propostas satisfatórias tanto nas cláusulas sociais quanto econômicas, a luta dos traba­lhadores em Campanha Sa­larial vai se intensificar nesta semana”, afirmou o presidente da FEM-CUT, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão.

“Em diversos momentos eles quiseram priorizar a pauta patronal. Percebe-se que há um viés político em não atender a pauta dos tra­balhadores”, ressaltou.

Desde o início das ne­gociações, consciente do momento econômico atual, a Federação preparou cláusulas de baixo impacto econômico. “A ideia central das cláusulas sociais que foram propostas é de humanizar a convenção coletiva de trabalho, e ainda assim os representantes pa­tronais se negaram a debatê -las”, alertou Luizão.

(Foto: Adonis Guerra)

“Tanto no grupo 8 quanto no grupo 10, os negociadores defendem que 2016 acabou e que devemos pensar daqui pra frente. Não admitiremos isso, nas paralisações do últi­mo dia 22, a categoria de todo o Estado deu o recado que está mobilizada e disposta a lutar pelo nossos direitos”, completou o presidente.

Com exceção dos grupos 8 e 10, todas as outras bancadas apresentaram propostas de reajuste salarial que serão analisadas hoje, quando a Federação se reunirá com os representantes dos sindicatos filiados para definir os próxi­mos passos da negociação.

A Campanha Salarial 2016 tem como tema “Sem pato, sem golpe, por mais empre­gos e direitos”. A pauta tem cinco itens principais: não à terceirização e à perda de direitos; estabilidade e gera­ção de empregos; reposição integral da inflação mais au­mento real, valorização dos pisos e jornada semanal de 40 horas.

A data-base é 1º de setembro e estão em campanha 202.213 trabalhadores na base da FEM-CUT no Estado de São Paulo.

Da Redação