FEM volta a negociar com G3 na próxima terça. Pressão na base continua
A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, prossegue as negociações da Campanha Salarial 2014 na próxima terça, dia 30, com o Grupo 3 (autopeças, forjaria e parafusos). O encontro será às 10h na sede do Sindipeças.
Na última rodada, ocorrida dia 17, o G3 propôs 6,35% de reajuste – que equivale a reposição integral da inflação na data-base e calculada pelo INPC –, percentual rejeitado pela FEM.
Os demais grupos patronais fizeram as mesmas propostas, que também foram rejeitadas pela Federação. O índice ainda não alcança o que a categoria quer, pois não tem aumento real. Para pressionar por uma proposta melhor, os metalúrgicos do ABC continuam as manifestações na base.
Ontem elas ocorreram no Grupo Dana (foto), Affinia e Brasmetal, em Diadema; Fibam e Mensan (antiga Cabomat), em São Bernardo; e VMG, em Ribeirão Pires.
A inclusão do Vale-Cultura como cláusula da Convenção Coletiva também será debatida com o G3. Neste ano são negociadas só as cláusulas econômicas porque as sociais valem até 31 de agosto de 2015.
As reivindicações deste ano são a reposição dos salários pelo índice integral da inflação, aumento real de salário, valorização dos pisos, licença maternidade de 180 dias para o Grupo 8, 10 e Estamparia.
Da Redação