Fenabrave anuncia crescimento na 1º quinzena do mês
A média diária de comerciais leve cresceu 2,5% em janeiro
As vendas totais de veículos cresceram 1,90% na primeira quinzena de janeiro, na comparação com igual período de dezembro, ao totalizar 168.454 unidades, segundo dados divulgados na segunda-feira (19) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os números incluem automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários.
Para o presidente da entidade, Sérgio Reze, os números da primeira quinzena de janeiro mostram que a queda nas vendas foi estancada e que o primeiro mês do ano deve mostrar estabilidade para o setor.
De acordo com a Agência Auto Informe, a média de venda diária de carros e de comerciais leve em janeiro cresceu 2,5% em relação a dezembro. Isso, mesmo considerando que o dia 2 (uma sexta-feira após o feriado de primeiro de janeiro) foi praticamente nulo em vendas. Numa projeção até o fim do mês janeiro fecharia com 181 mil unidades vendidas, uma queda de 2% em relação a dezembro, que tem um dia útil a mais.
Mesmo se janeiro fechar com queda de vendas em relação a dezembro ela será bem menor do que nos anos anteriores. Janeiro é tradicionalmente um mês de baixa. Em janeiro de 2008 o mercado caiu 11,2% em relação a dezembro de 2007. No ao anterior a queda foi maior ainda: a diferença entre o primeiro mês de 2007 e o último de 2006 foi de 21,8%. Observe na tabela que, pelo menos desde 2001, janeiro sempre apresentou forte queda em relação a dezembro do ano anterior. Por isso a queda verificada nesta primeira quinzena deve ser vista com muito otimismo. Este está sendo o melhor janeiro dos últimos nove anos em relação a dezembro do ano anterior.
De acordo com os dados, 2009 começou mais aquecido que o ano passado, numa mostra de que as ações do governo para conter a crise começam a dar resultados.
Da redação com informações da Agência Estado e da Auto Informe