Feriados prejudicaram as vendas em novembro, segundo Fenabrave
Os diversos feriados, que reduziram o número de dias úteis em novembro para 20, dezenove em alguns estados, fizeram com que as vendas gerais de veículos, 212,6 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, ficassem 2,4% inferiores às registradas em outubro, que registrou 21 dias úteis, mas 4,3% superiores ao mesmo mês de 2022.
Segundo o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta, as vendas só não foram maiores do que em outubro pela menor quantidade de dias úteis. Ele cita a média diária como justificativa. Em novembro foi de 11,2 mil veículos ao considerar 19 dias úteis, volume 7,7 % superior às 10,4 mil unidades/dia registradas em outubro. Também foi 9,8% maior do que a média diária de novembro do ano passado.
“Tivemos estados importantes, como São Paulo, com 19 dias úteis, contra 21 em outubro, o que afeta o número de emplacamentos. Mas tivemos sinais positivos, como o aumento das vendas diárias, que nos mostram que o resultado teria sido mais positivo não fossem os feriados”. Ele também citou outros fatores, como queda na taxa de juros e melhora do ambiente de crédito para o setor automotivo devido à queda na taxa de inadimplência e na taxa de desocupação da população.
No acumulado do ano os dados da Fenabrave apontaram para crescimento de 9,1% nas vendas na comparação com iguais meses de 2022, somando 2 milhões 60 mil veículos emplacados. Em automóveis e comerciais leves foram registrados 1 milhão 942 mil licenciamentos, alta de 10,7% com relação a janeiro a novembro de 2022. Em novembro foram 201,6 mil unidades comercializadas, 5,1% acima do mesmo mês do ano passado e 2,4% abaixo de outubro.
Da AutoData