Ferramentaria da GM abre as portas a outras empresas do setor

No ano em que celebra sete décadas de atividade a ferramentaria da General Motors, em São Caetano do Sul, SP, decidiu abrir os portões da Avenida Goiás para empresas de pequeno, médio e grande porte. O objetivo é elevar o volume de produção ao compartilhar infraestrutura e know-how na oferta de serviços.

Em outras palavras indústrias do segmento metalmecânico e fabricantes de veículos agora podem terceirizar à GM serviços de usinagem 2D e 3D, corte, soldagem e tratamento térmico a laser, montagem e finalização de ferramentas de estampagem e rebordeamento, além da fabricação de dispositivos de montagem e inspeção.

Segundo o gerente sênior de engenharia de manufatura da General Motors, Carlos Silva, a companhia tem trabalhado como fornecedora estratégica para empresas do setor, inclusive outras montadoras. Os nomes dos clientes, porém, devem permanecer em sigilo por questões contratuais. Segundo ele o foco na automação e virtualização de processos assegura eficiência em custos, prazos e qualidade, resultando em maior competitividade e até mesmo no desenvolvimento de patentes.

O centro de ferramentaria do ABC Paulista é um dos três da GM no mundo, ao lado de Estados Unidos e Coreia do Sul, todos com porte muito similar em termos de capacidade anual, assinalou Silva, ao complementar que cada um deles está inserido em sua cultura local que possibilita recursos distintos para suas utilizações. Além de atender ao mercado nacional a ferramentaria da GM exporta parcela significativa de sua produção para países como Estados Unidos, Canadá, México e Argentina: na média 50% do volume é enviado para fora.

Da AutoData