Festival de PLRs
Os metalúrgicos do ABC seguem lutando pela PLR com a expectativa de fechar a maior parte dos acordos neste primeiro semestre. De quinta-feira até ontem, foram aprovados cinco acordos e dois avisos de greve.
Com mobilização, os companheiros na Tanesfil, de Mauá, aprovaram proposta e recebem o pagamento de uma única vez em 30 de agosto.
Na Fundição Chuí, de Santo André, a proposta aprovada prevê o pagamento da primeira parcela dia 5 de julho, enquanto a segunda será paga em 5 de fevereiro.
Na Arteb, de São Bernardo, a proposta foi aprovada em assembléia na sexta-feira. O pessoal receberá a primeira parcela dia 14 de julho e a segunda em fevereiro.
Os trabalhadores na Delga, em Diadema, terão o pagamento da primeira parcela nesta sexta-feira, enquanto a segunda virá em janeiro.
Além da PLR, os companheiros e companheiras na Daiwa, também em Diadema, conquistaram o vale-alimentação, que veio substituir a cesta-básica, cortada há algum tempo pela fábrica. A primeira parcela da participação nos lucros e resultados será paga em agosto e, em abril, vem a segunda.
Agora é luta – Em assembléia ontem pela manhã, os companheiros e companheiras na Proema rejeitaram a proposta e aprovaram aviso de greve. O mesmo aconteceu na Conexel na última quinta-feira, quando o pessoal parou por um hora em protesto.
Nas duas fábricas, que ficam em São Bernardo, os trabalhadores consideraram os valores baixos.
Na Conexel eles querem também reajuste no valor do vale alimentação.