FGTS: Processos vão até dia 15 de maio

Termina no próximo dia 15 – quinta-feira da semana que vem – o prazo para metalúrgicos e ex-metalúrgicos do ABC se inscreverem no processo que o Sindicato abrirá na Justiça para exigir o pagamento da correção da multa de 40% sobre o FGTS.

O processo cobrará das empresas o pagamentos dos trabalhadores demitidos sem justa causa entre janeiro de 1989 e março de 1990 e depois.

A ação visa corrigir a multa dos expurgos dos planos Verão e Collor I. Após muita luta, a Caixa Econômica Federal reconheceu essa sacanagem em junho de 2001 e começou a acertar a diferença do FGTS. Agora o Sindicato quer os trabalhadores recebendo a correção da multa.

Ao mesmo tempo, a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) negocia com as entidades patronais a quitação da correção das multas. As ações somente serão encaminhadas à Justiça se não houver acordo.

Interessados no processo devem ir ao terceiro andar da Sede do Sindicato de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e pagar R$ 20,00 pelos custos judiciais. Quando a ação for vitoriosa, o dinheiro será devolvido. Informações pelo telefone 4128-4200, ramal 4215.