Fiat aposta em Marketing de Experiência para alcançar mais consumidores
Criar ligações emocionais com os consumidores para estabelecer experiências memoráveis com a marca, e não somente com o produto, é a aposta da Fiat para ampliar sua fatia de mercado, dos atuais 22%. Por meio do marketing de experiência o plano é contar histórias relacionadas ao DNA da empresa e construir laços com ouvintes, e potenciais futuros clientes, como por exemplo fãs de séries televisivas.
Esta é a estratégia encabeçada por Alessandra Souza, que no início deste ano assumiu a posição de vice-presidente de marketing e comunicação da Stellantis para a América do Sul. Souza avaliou que este novo momento do marketing de experiência faz com que as empresas voltem a ser boas contadoras de histórias. Ela reforçou a importância da estratégia principalmente em um momento em que o número de marcas tem aumentado.
E que, para se destacar, e conquistar o consumidor, é preciso fazer com que o potencial cliente se identifique com algo que sinta que tenha sinergia com ele, e que também proponha alguma relevância cultural. A próxima investida da Fiat será na quinta e última temporada da série Stranger Things, de autoria dos Irmãos Duffer, produzida pela Netflix e com data de estreia agendada para novembro. Souza não entrega pormenores, por ora, mas diz que a ideia é trazer algo disruptivo e inserir a marca no universo do fandom, ou seja, na comunidade de fãs.
Referências para a executiva são a forma de se conectar ao consumidor adotada pela Natura no remake da novela Vale Tudo, da TV Globo, em que os produtos são apresentados à vilã Odete Roitman, interpretada por Débora Bloch, e ela os critica. Mas, na sequência, entra o intervalo e a atriz diz que sua personagem é assim, mas que ela, a atriz, não só aprova como usa os produtos: “Esta abordagem que conecta, que é única, é o que vamos buscar”.
Da AutoData