Fiat, Chevrolet e VW são as marcas de carros mais inclusivas aos brasileiros

Conclusão é de pesquisa exclusiva feita por Automotive Business em parceria com a Solucx com consumidores de todo o país

A marca de veículos mais inclusiva aos brasileiros e brasileiras é a Fiat, seguida da Chevrolet e da Volkswagen. Essa foi a conclusão de levantamento elaborado por Automotive Business em parceria com a Solucx, empresa especializada em consumer experience e na realização de pesquisas NPS (Net Promoter Score, para apurar a satisfação do cliente).

A pedido de AB, a plataforma fez um levantamento em sua base que conta com mais de 400 mil consumidores Brasil afora. O objetivo era entender quais marcas se mostram mais amigáveis, acolhedoras e capazes de atender aos diferentes perfis de brasileiros: negros, brancos, LGBTI+, Pessoas com Deficiência (PCD), entre outros grupos subrepresentados.

A Fiat ficou na primeira colocação com 35% dos votos e larga vantagem sobre a Chevrolet, segunda colocada com 20,5%, e da Volkswagen, que foi apontada como a mais inclusiva por 15% dos respondentes. O top 5 conta ainda com Ford e Honda. O resultado da pesquisa foi anunciado na terça-feira, 22, durante o Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo. Entre os respondentes da pesquisa, a maioria concorda que as marcas de carros são capazes de atender aos diferentes perfis de clientes, incluindo homens, mulheres, pessoas negras, LGBTI+ e PCDs.

Há, no entanto, parcela de 15% que discordaram, sinalizando que as empresas não estão prontas para a diversidade de públicos. Já 8% dos respondentes do levantamento fizeram apontamento ainda mais alarmante: segundo esses consumidores, as concessionárias de carros geram sensação de exclusão. A maioria, no entanto, tem impressão mais positiva: 34% sentem-se acolhidos em uma loja de veículos, enquanto 57% descrevem esses ambientes como neutros.

Do Automotive Business