Fiat confirma R$ 5 bilhões e lança 20 carros até 2010

A maioria será de versões especiais, maquiagens, novas alternativas para modelos que já existem ou simplesmente atualizações, mas mostram a agilidade da empresa na reação às mudanças do mercado e o aproveitamento das oportunidades

O presidente da Fiat, Cledorvino Belini, confirmou investimento de R$ 5 bilhões no Brasil no período 2008 – 2010 na expansão da capacidade de produção na fábrica de Betim e também em novos produtos. Falou em 20 lançamentos no ano que vem. Claro que apenas alguns desses lançamentos serão carros novos. A maioria será de versões especiais, maquiagens, novas alternativas para modelos que já existem ou simplesmente atualizações, mas mostram a agilidade da empresa na reação às mudanças do mercado e o aproveitamento das oportunidades.

Uma das razões da Fiat fechar 2009 pelo oitavo ano consecutivo como líder do mercado interno é exatamente essa facilidade que tem em desenvolver versões de carros para atender nichos de mercado. A última foi a picape Strada cabine dupla, que mal chegou e já representa 15% das vendas do modelo. Quem quiser comprar vai ter que esperar 60 dias para a entrega.

A Fiat quer aumentar em 100 mil carros a sua capacidade produtiva para o ano que vem, quando pretende fabricar 1,1 milhão de unidades para um mercado que deve crescer pelo menos mais 5% na avaliação da empresa, ou 3,1 milhões de unidades.

O presidente da Fiat mais uma vez elogiou a conduta do governo na crise, com a retirada do IPI de carros de 1000cc, o que, na sua avaliação, resultou num incremento de 300 mil carros.

Da Agência Auto Informe