Fiat já é campeã de 2021, GM passa VW e fica em 2º no mês, Toyota sobe ao 4º lugar, Nissan ao 8º

Novembro teve várias movimentações no ranking das marcas de veículos mais vendidas

Após 11 meses consecutivos de liderança, ninguém mais tira da Fiat o título de campeã de vendas de 2021. Em mais um mês de vendas travadas pela falta de componentes eletrônicos, a marca registrou 30,6 mil emplacamentos, o que garantiu participação de 19,1% em novembro e crescimento de 4,2% sobre outubro (abaixo da expansão média do mercado de 6,8%), conforme números apurados pela Autoinfome.

A General Motors, que até a metade de novembro liderava o mercado com a marca Chevrolet, não conseguiu se sustentar no topo do ranking, mas ainda assim terminou o mês na segunda posição à frente da Volkswagen, com 28,4 mil emplacamentos, 17,7% de participação e expressivo crescimento de 48,6% sobre outubro, graças à retomada da produção e vendas do Onix, seu campeão de vendas que em novembro voltou a ser o carro mais vendido do País.

Com linhas de produção paralisadas por falta de semicondutores, a Volkswagen, que figurou na vice-liderança do mercado em 10 meses de 2021, em novembro desceu ao terceiro posto, com 21,9 mil emplacamentos, participação de 13,7% e queda nas vendas de % sobre outubro. Ao emplacar 14,1 mil veículos em novembro, a Toyota ultrapassou de uma só vez Jeep e Hyundai e se estabeleceu na quarta posição do ranking mensal, com crescimento de 11,3% nas vendas sobre outubro e participação de 8,8%.

A Hyundai vem colada logo atrás com 13,9 mil emplacamentos, market share de 8,7% e pequeno avanço de 3,6% na comparação com o mês anterior. A Jeep, que vinha estabelecendo recordes consecutivos de vendas, em novembro caiu para a sexta posição, com retração de 20% nas vendas sobre outubro e participação dois pontos menor, de 6,6%. Outra mudança importante do mês foi a subida da Nissan ao oitavo lugar do ranking.

Do Automotive Business