Fiat lidera vendas e Volkswagen entra no top 3 do trimestre

VW superou Toyota e Hyundai na comparação com as participações de mercado vistas nos primeiros três meses de 2022

A Fiat, de novo, fecha o primeiro trimestre na liderança do ranking das marcas mais vendidas no mercado brasileiro de veículos. Segundo dados da Fenabrave, a marca italiana encerra o período com 22,1% de fatia de mercado. O resultado representa um crescimento de 11,02 pontos porcentuais à fatia que a fabricante detinha em igual período em 2022, 21,1%. A posição foi sustentada pelo bom desempenho comercial que, mais uma vez, a picape Fiat Strada apresentou no período.

Na segunda colocação se manteve a General Motors, que comercializa no país veículos da marca Chevrolet. A fatia de mercado da marca no acumulado do ano até março foi de 16,3%, segundo dados da Fenabrave. No ano passado, era de 13,4%.

Vale destacar que os Chevrolet Onix e Onix Plus encerraram o primeiro trimestre como os veículos leves mais vendidos do país. Foram 21,5 mil e 18,3 mil unidades, respectivamente. A Volkswagen aparece na terceira posição do ranking das marcas mais vendidas, com participação de mercado de 13,67%. No primeiro trimestre do ano passado, o mix era de 10,05%, atrás de Toyota e Hyundai.

O crescimento de mais de 3 pontos porcentuais da VW, portanto, deixou para trás as duas marcas no ranking das cinco mais vendidas no primeiro trimestre. A Toyota viu sua fatia de mercado cair de 10,81%, no janeiro-março de 2022, para os atuais 9,63%. Já a Hyundai caiu de 10,78% de marketshare para 8,36%.

Do Automotive Business