Fiat Mobi e Renault Kwid dependeram quase 100% de vendas diretas

Nem mesmo programa de incentivo fiscal do governo mudou situação dos subcompactos

As vendas diretas, que foram a modalidade mais importante do mercado brasileiro entre maio e junho, encerram o mês de agosto sendo responsáveis por 49,4% dos 214.490 automóveis e comerciais leves emplacados no país. A Fiat, com 27,62%, chegou ao 25º mês consecutivo como líder entre as montadoras. Volkswagen (21,08%), Chevrolet (12,27%), Hyundai (6,83%) e Renault (6,66%) completaram as cinco primeiras posições.

Entre os automóveis, tivemos a repetição do pódio pelo 3º mês consecutivo, com o VW Polo (7.694) à frente dos Fiat Mobi (6.877) e Argo (6.708). O modelo de entrada da marca italiana teve quase 98% de seus registros fora do varejo. Com 4.821 unidades, o VW T-Cross manteve a posição de honra entre os SUVs / crossovers.

O Chevrolet Onix Plus, com 3.553 unidades, retomou a posição de destaque entre os sedãs. Oitavo colocado, o Toyota Corolla Cross (3.349) garantiu a liderança entre os SUVs médios pelo 2º mês seguido. Em 50º, o Renault Kardian (114) foi o modelo menos dependente das vendas diretas (5,91%). Estreando na lista, o novo Audi A5 (114) teve apenas um emplacamento no varejo.

A Fiat Strada (8.096) assegurou mais uma liderança entre os comerciais leves, desta vez com vantagem um pouco menor em relação à VW Saveiro (5.116) do que a registrada em julho. Quinta colocada no mês anterior, a Chevrolet S10 (1.972) completou o pódio. A Ford Ranger (828) foi a única no top 10 com menos de 40% de dependência.

Do Motor1