Fiat reage, mas Volks mantém a liderança no bimestre

Mesmo com uma boa recuperação, vendendo 6.080 veículos a mais do que a Volkswagen em fevereiro e ficando com 23,5% de participação, a Fiat não conseguiu superar a rival no acumulado do ano, e continua em segundo lugar no ranking por marcas no mercado interno, conforme dados do Renavam.

A Volks fechou fevereiro com 21%, mas a boa arrancada que deu em janeiro garantiu a liderança no bimestre. No acumulado, a Volks fechou o mês com 0,3 ponto percentual a mais do que a Fiat (22,3% contra 22%).

Edson Mazzucatto, gerente de vendas da Fiat Automóveis, disse que as vendas da empresa estão crescendo dia a dia, superando a baixa verificada em janeiro, por causa das férias coletivas em Betim.

“A cada dia que passa as vendas sobem um pouquinho. Se tivéssemos mais alguns dias no mês chegaríamos à liderança”, revelou, certo de que a Fiat volta ao topo do podium neste mês.

“Todo ano é assim – disse -, perdemos em janeiro por causa da queda da produção em consequência das férias coletivas dos funcionários, mas depois recuperamos a posição.”

Do primeiro ao sétimo lugar não houve mudança em relação ao fechamento de 2010. A GM permanece em terceiro, ainda sem recuperar a queda de janeiro. Fechou o bimestre com 17,9%. No ano passado tinha 19,8%.

O destaque entre as novas montadoras foi a Peugeot que subiu duas posições no ranking, fechando o mês na oitava posição.

A Kia, Mitsubishi e a Nissan, que subiram um degrau no ranking em janeiro mantiveram a conquista em fevereiro.

Toyota, Citroën e Chery perderam posições em relação a janeiro. E a chinesa Hafei, que entrou em janeiro entre as quinze marcas mais vendidas, manteve a posição em fevereiro.

Do Uol Carro, blog O Mundo em Movimento (Joel Leite)