Fiat Toro e SUVs da Jeep terão novo motor híbrido a partir de 2026
Stellantis detalhou os investimentos de R$ 13 bilhões na fábrica de Goiana (PE)
A Stellantis, líder do mercado brasileiro e dona das marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, confirmou na quinta-feira (22) que lançará o primeiro carro híbrido feito na fábrica de Goiana (PE) em 2026. Até então, acreditava-se que a chegada poderia ocorrer ainda este ano. Mesmo sem uma confirmação da Stellantis, Autoesporte apurou que os modelos são a Fiat Toro renovada, além dos Jeep Renegade e Commander, que passarão por uma reestilização.
Além disso, a Stellantis confirmou que a unidade de Goiana, que acaba de completar 10 anos, vai começar a produzir veículos de uma nova marca. Atualmente, lá são feitos os modelos Fiat Toro, Jeep Renegade, Compass e Commander e Ram Rampage. Conhecida pela variedade de marcas no portfólio, a informação dá margem para duas interpretações. Uma delas (a menos provável) é que a marca estreante seja a Leapmotor, que estreia no Brasil no segundo semestre com SUVs eletrificados importados da China.
A segunda, publicada em primeira mão pelo Auto+, dá conta de que seria a Peugeot, com o SUV médio 3008. A Stellantis obviamente ainda não confirmou qual é a nova marca. Por último, mas não menos importante, a Stellantis também confirmou que o ciclo atual de investimentos em Goiana, que somam R$ 13 bilhões, vai contemplar 6 lançamentos. Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis na América do Sul afirmou que o cronograma dos seis lançamentos será “apertado”, e que o veículo da nova marca “chega na sequência”.
Além disso, também disse que todos os modelos estarão prontos para eletrificação, mas avisou que o caminho passa, obrigatoriamente, por um sistema híbrido leve, o mais simples deles. “O Brasil tem uma vantagem competitiva que é o etanol. É lógico pensar que o brasil aposte em tecnologias híbridas com o etanol por ser um ponto forte do país. Até 2030, devemos ter possibilidade de fazer elétricos e plug-in, mas a primeira fase passara pelo mild hybrid”.
Do AutoEsporte