Fiat Uno tem futuro incerto com novo foco da marca no Brasil

O carro de entrada está morrendo no Brasil, e a Stellantis está avaliando o impacto disso dentro da empresa. Um dos modelos que está na berlinda é o Fiat Uno, cujo futuro será avaliado em breve pela marca. A afirmação é de Herlander Zola, diretor da Fiat no Brasil, que deu detalhes da estratégia da fabricante para o mercado nacional nos próximos anos.

O executivo pontuou que o foco da empresa será em produtos de maior rentabilidade, ainda que os carros mais baratos não sejam completamente deixados de lado. Zola citou os Fiat Mobi e Argo como dois modelos que serão mantidos pela Fiat no futuro, mas que ainda não foi avaliado se o Uno receberá os investimentos necessários para continuar a ser produzido em Betim (MG).

“Os faturamentos dele para pessoa física são quase inexistentes, mas as esquipes responsáveis por venda direta ainda têm muito carinho pelo Uno”, explica Zola. Segundo a Fenabrave, 93,6% do mercado do hatch em 2020 foi destinado às pessoas jurídicas. Caso o compacto saia de linha a alternativa viria dentro da própria gama, com novas versões do Mobi e Argo.

“Também é preciso avaliar o impacto disso no mercado da América Latina onde o Uno é vendido”, continua. A curto prazo os compactos da Fiat têm futuro garantido, já que a própria empresa reconhece que os modelos foram os maiores beneficiados pela saída da Ford nos segmentos de entrada — no primeiro mês deste ano a marca alcançou 19% de participação de mercado, ante 14% no mesmo mês de 2020.

Do AutoEsporte