Fila de espera por carros zeros no Brasil chega a 300 dias

É isso mesmo. Se você tem planos de ter um carro zero daqui a um ano, é bom já fazer o pedido agora. A fila para conseguir comprar um veículo zero, direto da fábrica, no Brasil está chegando aos 300 dias. É claro que essa espera varia de acordo com o modelo de veículo, mas a média nacional é de aproximadamente 180 dias.

Por que isso está acontecendo? Há um desarranjo na cadeia produtiva de automotivos. No início da pandemia, o distanciamento social forçou o fechamento de fábricas e, ao retomarem, montadoras enfrentaram a falta global dos semicondutores. Os semicondutores são materiais que conduzem corrente elétrica, fundamentais para a produção de chips para carros.

A consequência imediata: Se a procura cresce, mas a oferta não acompanha, o preço aumenta. Você deve ter ouvido alguém próximo dizer que, recentemente, vendeu seu carro usado por um preço maior que comprou.

A venda de usados aumentou quase 55% em um ano, e o setor deixará de produzir de 240 mil a 280 mil veículos em 2021 por conta da escassez de chips. Só em setembro, houve uma diminuição de 21,3% na produção de veículos em comparação com o mesmo mês no ano passado.

Do Thenewscc