Filha de metalúrgico vence concurso de redação

Fã de Pequeno Principe, a garota de 11 anos faz como seu ídolo e dá uma lição aos adultos com redação sobre a importância da água


Rebeca ganhou prêmio com redação sobre meio ambiente

Aos 11 anos, Rebeca seguiu os passos do seu personagem preferido nos livros. Assim como o Pequeno Príncipe, que utiliza lembranças da infância para ensinar os adultos a valorizar as pequenas coisas da vida, ela mostrou para todos a importância da leitura e encheu de orgulho toda uma categoria.

Aficcionada por livros desde que seu pai Elias José da Silva, metalúrgico na Toledo, lhe presenteou com a fábula francesa, ela venceu recentemente um concurso de redação para todo o ABC.

O tema era Água: a vida do planeta. “Escrevi como se fosse uma carta do planeta Terra contando sobre os problemas que a falta de água vão causar a ele”, conta.

“As pessoas têm de se conscientizar da importância do tema, principalmente as crianças, pois seremos os adultos de amanhã e teremos de criar nossos filhos”, completa.

Este não é o primeiro prêmio da garota. No final de 2007 ela venceu um concurso de poesias e teve seu texto publicado no livro Elos e Anelos.

Simplicidade – Rebeca revela que percebeu sua intimidade com as palavras sem querer. “Em uma aula de informática tive que escrever cartas para amigas. Comecei a digitar e, no final, todo mundo adorou”, lembra. Para explicar esta intimidade com a escrita, ela usa a simplicidade infantil. “Eu adoro ler, acho que é isso”.

Coruja, o pai Elias afirma que este gosto começou cedo. “Desde que foi alfabetizada ela deixa bilhetes pela casa, sempre está escrevendo cartinhas”, diz. “Ao perceber o gosto, resolvi incentivar a menina”, finaliza.