Fim da linha? Reguladores querem barrar os táxis autônomos

Autoridades pedem mais cautela e “implantações limitadas” de táxis sem motorista

As autoridades de São Francisco, na Califórnia, enviaram um documento a Comissão de Serviços Públicos (CPUC) do estado solicitando retardar e até interromper a expansão dos serviços de táxis autônomos (ou “robotaxis“) na cidade. Se aprovado, o pedido afetará diretamente as operações de duas empresas, a Cruise, da GM, e a Waymo, da Alphabet. Em junho do ano passado, a Cruise foi a primeira da dupla a conseguir o “sinal verde” para oferecer corridas pagas sem motorista em certas áreas da cidade.

Os reguladores dizem que a expansão ilimitada é “irracional”, considerando os últimos incidentes envolvendo bloqueio do tráfego. O “melhor caminho” para impulsionar o sucesso do serviço é por meio de “implantações limitadas e expansões incrementais”, diz a carta.

Vale lembrar que a Cruise enfrentou problemas curiosos. Em julho de 2022, cerca de um mês após inaugurar o serviço, uma frota de robotaxis da empresa parou de funcionar sem explicação no meio de uma rodovia no distrito de Fillmore, bloqueando o trânsito por várias horas. Outro veículo passou por uma situação ainda mais bizarra: foi parado pela polícia por trafegar com o farol apagado.

O documenta relata um caso mais grave. Um automóvel da empresa teria interferido no trabalho de uma equipe de bombeiros, quase parando por cima de uma mangueira de incêndio. Tudo isso despertou a atenção da NTSA (“National Highway Traffic Safety Administration“). A entidade de segurança no trânsito abriu recentemente uma investigação dedicada aos veículos autônomos da Cruise.

Do Olhar Digital