FITIM avança no processo de criação de uma nova organização

Metalúrgicos de todos os continentes debateram a formação de um novo sindicato global dos trabalhadores, unindo em uma só estrutura, metalúrgicos, químicos e setor têxtil


Crédito: Anita Gardner

O Comitê Executivo da Federação Internacional dos Trabalhadores nas Industrias Metalúrgicas, reunido em Genebra nos dias 2 e 3 de dezembro em Genebra, se comprometeu em dar continuidade ao processo de criação de uma nova organização internacional, unificando os trabalhadores e trabalhadoras do setor industrial em todo o mundo. O secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Valter Sanches, é membro do Comitê e representou os metalúrgicos da CUT na Suíça.

Os representantes dos metalúrgicos debateram a necessidade de articular mais claramente a missão e os objetivos da nova organização e como ela deve melhorar e tornar mais forte a posição dos metalúrgicos em nível local, regional e global.

Durante o debate, vários princípios foram reafirmados, incluindo o desejo de assegurar que as estruturas regionais da nova organização estejam integradas nas estruturas globais e que o Comitê Executivo permaneça como o centro das tomadas de decisões.

O trabalho da força-tarefa formada pela FITIM (Metalúrgicos), ICEM (Químicos) e FITTVC (Têxtil) e os grupos de trabalho sobre estatutos e finanças continuarão. O Comitê Executivo da FITIM pretende ter uma reunião conjunta com os executivos da ICEM e da FITTVC em maio de 2011 e trabalhará para que os participantes do Comitê Central decidam pela criação da nova organização, em dezembro de 2011, data em que acontecerá o encontro, em Jacarta, Indonésia.

Ainda durante a realização do Comitê Executivo, diversos filiados da FITIM deram relatos das dificuldades que ainda persistem em alguns países por conta da crise financeira internacional. Mesmo que a atividade econômica venha sendo retomada em alguns países, isso não resulta em criação de empregos formais, mas sim em uma grande dependência de contratos por tempo determinado ou agências de trabalho.

O Comitê Executivo também se comprometeu em realizar os dias mundiais de ação no México, entre 14 e 19 de fevereiro de 2011, exigindo que o governo mexicano pare com os ataques à liberdade de associação de sindicatos democráticos e independentes no México.

Da FITIM – tradução de Valter Bittencourt, reproduzido pela CNM/CUT