Folia Protesto: Bloco Eureca pede compromisso
O Bloco Eureca aproveita o carnaval e sai hoje às ruas de São Bernardo chamando a atenção para o compromisso da sociedade e do Estado no combate à miséria, prostituição e violência na área da infância e da juventude Eureca quer dizer Eu Respeito o Estatuto da Criança e Adolescente e o tema deste ano é Bem-me-quer ou mal-me-quer.
“O Eureca é uma folia-protesto das crianças e adolescentes excluídos para denunciar os problemas sociais e econômicos do País”, explicou Gerson Almeida, do Projeto Meninos e Meninas de Rua, uma das entidade que organiza o bloco.
Este ano devem participar cerca de 3.000 crianças, adolescentes, famílias e pessoas comprometidas com a área da infância. “Queremos o comprometimento de cada pessoa na solução dos graves problemas envolvendo as crianças e adolescentes”, disse Gerson.
Ele comentou que só um compromisso social e o exercício da cidadania poderão garantir que não sejam perdidos direitos conquistados como o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
A última das sete alas do Bloco é a do Compromisso, reservada a todas as pessoas e entidades que de alguma maneira lutam pelos direitos das crianças e adolescentes.
O Eureca se concentra em frente à sede do Projeto Meninos e Meninas de Rua, na Rua Jurubatuba, 1.610, e a partir das 14h sai pelas ruas centrais até a Praça da Matriz, onde será realizado um ato.
O samba-enredo foi composto pelas crianças e adolescentes que participam das oficinas do Projeto, e estes são alguns de seus versos.
Não fizeram escola
Esqueceram das creches
Quero morar
A UBS ainda está para chegar
Não fizeram parque, quero meu lazer
Esqueceram de mim, quero viver
Quero liberdade, alimentação
Tenho direito de ser um cidadão
Seu compromisso quero saber
O poder público dessa vez é pra valer
Se é Mal-me-quer, preste atenção
Faremos luta com o Estatuto na mão.