Fome Zero: Santo André vira sede para o Sudeste
O ministro extraordinário de Segurança Alimentar, José Graziano, assinou ontem com o prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), protocolo de intenções para que a cidade seja a sede para todo o Sudeste do País do Centro de Formação em Segurança Alimentar.
A decisão foi tomada devido aos excelentes resultados alcançados pelo Banco de Alimentos da cidade, que produziu 2,3 milhões de refeições apenas em 2002 com alimentos que perderam o valor comercial, como problemas de embalagem, por exemplo. Agora, Santo André terá verbas para repassar sua experiência para cidades interessadas.
Na cerimônia, o ministro repassou para o município o caminhão doado ao presidente Lula pela Mercedes-Benz no mês passado para uso do Fome Zero. “Ele será utilizado pelo Banco de Alimentos de Santo André para recolher alimentos nas demais cidades da região e transformar a cidade em um verdadeiro banco central de alimentos do ABC”, afirmou Graziano.
O ministro explicou que o governo federal pretende usar Santo André como modelo para formar redes de distribuição de alimentos nas regiões metropolitanas e nas grandes cidades. O principal objetivo, segundo ele, é evitar o imenso desperdício de alimento que acontece no País.