Fora da França, Brasil é maior mercado da Renault

Mesmo com a queda do mercado europeu e a desaceleração da China, as vendas mundiais da aliança Renault-Nissan alcançaram em 2012 venda recorde de 8.101.310 milhões de veículos, resultado puxado pelos mercados emergentes – em seu relatório, são citados Brasil, Rússia e Argélia – e Estados Unidos. É o quarto ano seguido de alta.

O crescimento foi de apenas 1%, mas mesmo assim a aliança registrou 10% de todos os carros novos vendidos no mundo, tendo a comercialização de modelos com zero emissão de poluentes avançado mais de 80%. Só o grupo Renault – inclui as marcas Renault, Dacia e Renault Samsung Motors – vendeu 2.550.286 unidades no mundo em 2012, em queda de 6,3% em relação a 2011. Entretanto, suas vendas aumentaram 9,1% fora da Europa, continente em que as vendas sofreram queda de 18% na Europa.

A Nissan vendeu 4.940.133 veículos, em alta de 5,8%, um novo recorde de vendas anuais para a marca. A marca japonesa comercializou mais de 1 milhão de unidades em dois grandes mercados, China e Estados Unidos. A Avtovaz vendeu 610 891 veículos, em queda de 5,5% em relação a 2011.

Esse resultado se explica em parte pelo fim de um programa de incentivo que havia sido implementado pelo governo russo. Foi criada em dezembro pela aliança Renault-Nissan uma joint venture destinada a acelerar sua ofensiva comercial na Rússia, onde um a cada três carros vendidos tem uma de suas marcas.

“2012 foi um ano difícil, em razão da queda contínua das vendas no berço histórico da Renault, a Europa ocidental, assim como tensões políticas que apareceram na China, primeiro mercado mundial da Nissan”, afirma Carlos Ghosn, presidente mundial da Renault-Nissan. “A recuperação constatada nos Estados Unidos e a forte demanda nos emergentes nos permitiram manter nossa participação. Por isso, estamos especialmente bem posicionados nos mercados mais promissores do planeta.”

Pela primeira vez o grupo Renault registrou mais da metade de suas vendas fora da Europa. As vendas no resto do mundo representaram 50,2% do total de 2012, 7,1 pontos percentuais a mais do que em 2011. Os três maiores mercados da Renault são França, Brasil e Rússia. As vendas no Brasil deram um salto de 24,3%, chegando ao número recorde de 241.594 unidades, para uma participação de mercado inédita de 6,6%, graças especialmente ao sucesso alcançado pelo utilitário esportivo Duster e ao hatchback Sandero.

Na Rússia, as vendas da Renault também atingiram o recorde de 189.852 veículos vendidos, em alta de 22,7%, e uma participação de mercado também recorde de 6,5%. Alavancada principalmente pela forte demanda por modelos intermediários, tais como Mégane, Fluence e Duster, a Renault é hoje a terceira marca mais vendida na Rússia.

 

Da Carpress Uol