Ford antecipa cronograma de carros elétricos com a aposentadoria do Fiesta

Fábrica alemã será totalmente convertida para os próximos SUVs elétricos na plataforma MEB um ano antes do planejado

A Ford irá encerrar a produção do Fiesta na fábrica alemã de Colônia já em 2023, a fim de poder migrar completamente para a produção de carros elétricos antes do prazo previsto. A notícia foi relatada por vários portais automotivos e um porta-voz da Ford confirmou as informações aos nossos parceiros do Motor1.com.

A produção do Fiesta será encerrada de forma definitiva em junho de 2023, um ano antes do planejado. A produção dos modelos Ford S-Max e Ford Galaxy em Valência, Espanha, será encerrada já em abril de 2023, segundo relatado pela Autocar e Automobilwoche. O objetivo que a Ford persegue com a interrupção dos três modelos a combustão é aparentemente uma mudança mais rápida para os carros elétricos.

A fábrica em Colônia já está sendo convertida para a produção de veículos elétricos desde julho. A Ford gastou cerca de 1 bilhão de euros em Colônia. Na altura, a Ford tinha relatado que o Fiesta e o novo modelo sairiam “inicialmente” da linha de produção em paralelo. Uma das duas linhas de produção seria convertida para o carro elétrico, foi relatado na época. Agora, aparentemente, a segunda linha de produção será também convertida antes do previsto. No total, a fábrica deverá ser capaz de produzir 200.000 carros elétricos por ano após a adaptação.

Os três novos carros elétricos de passageiros que a Ford promete até 2024 no anúncio acima citado são aparentemente o Puma elétrico, o crossover de tamanho médio e o crossover esportivo. Os quatro novos veículos comerciais elétricos também foram antecipados: são o E-Transit Custom, a sua versão de passageiros E-Tourneo Custom e as versões elétricas das duas variantes Courier, enquanto o E-Transit já foi lançado no mercado europeu.

Do InsideEVs