Ford define chapa nesta sexta-feira, dia 4. Comissão de Fábrica faz 30 anos


Biro-Biro, da FEM-CUT, Pauão e Olavo. Foto: Rossana Lana / SMABC

Os trabalhadores na Ford estão convocados para a plenária que vai discutir a composição da chapa do Comitê Sindical que terá apoio do Sindicato nas eleições da entidade. O encontro será nesta sexta-feira, dia 4, na Sede, a partir das 17h30.

Paulo Cayres, o Paulão, coordenador da representação sindical na montadora, ressalta que a convenção não faz parte do estatuto do Sindicato, mas está enraizada na cultura da organização no local de trabalho. “É uma herança dos 30 anos da nossa representação”, afirma.

A Comissão de Fábrica na Ford completa 30 anos em julho e foi a primeira na categoria, conquista de uma greve que parou os companheiros na fábrica em 1981.

“Tínhamos uma comissão clandestina e com uma forte atuação. Com a greve, conseguimos o seu reconhecimento pela empresa”, lembra Olavo Orlando de Souza, que participou do movimento naquele ano.

Segundo ele, a importância da representação no local de trabalho está em fazer que direitos sejam cumpridos e as condições de trabalho, saúde e segurança sejam sempre melhoradas. 

Olavo acrescenta, no entanto, que o respeito conquistados pelos trabalhadores perante o capital é o saldo mais positivo da representação.

“Foi a partir da Comissão de Fábrica que o trabalhador passou a ter voz, ter suas reivindicações ouvidas e que conseguimos mudar radicalmente, para melhor, as relações de trabalho”, finaliza.

Da Redação