Ford desiste de vender apenas carro elétrico na Europa em 2030
Montadora admite que plano era ‘ambicioso demais’ e vai investir em modelos híbridos
A Ford recuou em sua estratégia de vender apenas carro elétrico na Europa a partir de 2030. A decisão havia sido anunciada em 2021. A fabricante admitiu que o plano que previa o fim das vendas de veículos com motores de combustão interna era “ambicioso demais”.
“Acho que os clientes votaram, e eles nos informaram que [o plano] era algo ambicioso demais. Acredito que isso foi o que nós e toda a indústria acabou descobrindo da pior maneira possível. Eu diria também que a vida real nos dá uma chance de corrigir nossa trajetória”, disse Marin Gjaja, CEO da divisão de eletrificação da Ford.
Em maio, a montadora já havia sugerido que poderia seguir vendendo carros a combustão no mercado europeu. O executivo alegou que a queda na demanda por carros elétricos – especialmente pelos altos custos das baterias e o fim dos incentivos governamentais para a aquisição deste tipo de veículo – foi determinante para a mudança de estratégia da marca.
Agora, a montadora promete concentrar esforços na ampliação de sua linha de motores híbridos, atualmente oferecidos nos modelos Puma, Focus e Kuga. A decisão também pode dar tempo para que a Ford se adeque às regras de descarbonização estabelecidas nos mercados europeus. Apesar de a maioria dos países ter estabelecido prazos para o fim dos motores a combustão, as regras ainda não estão tão claras, uma vez que os governos cogitam adiar as datas estabelecidas anteriormente.
Do Automotive Business