Ford desiste de vender somente carros elétricos na Europa em 2030
Marca muda de ideia depois de ter eliminado a maioria dos seus carros de entrada com motores a combustão
Em fevereiro de 2021, a Ford anunciou planos para vender apenas carros elétricos na Europa a partir de 2030. No entanto, a adoção mais lenta do que o esperado de EVs está forçando a empresa a revisar seu plano inicial. A nova estratégia não exclui a venda de veículos com motores de combustão na próxima década, caso haja demanda suficiente.
O Automotive News Europe cita o gerente geral da Ford Europa, Martin Sander, dizendo que o motor a combustão poderia sobreviver até a década de 2030: “Se observarmos uma forte demanda, por exemplo, por veículos híbridos plug-in, nós os ofereceremos”. Falando em Londres esta semana na cúpula do Financial Times Future of the Car, o chefe admitiu que a demanda por elétricos tem sido “mais branda” do que a estimada originalmente pela Ford.
A Ford vem se preparando para uma linha de carros de passeio totalmente elétricos nos últimos anos. A produção do Fusion/Mondeo foi encerrada de forma chocante em 4 de abril de 2022, na fábrica de Valência, na Espanha. O EcoSport foi eliminado em dezembro de 2022 da fábrica de Craiova, na Romênia. A empresa também eliminou o Fiesta em 7 de julho de 2023, em sua unidade em Colônia, Alemanha. A minivan S-Max/Galaxy deu adeus em abril de 2023, quando as últimas unidades foram produzidas na fábrica de Almussafes, em Valência.
No próximo ano, o último Focus sairá da linha de montagem em Saarlouis, na Alemanha. Como a Ford está preenchendo essas lacunas em sua linha europeia dizimada? Uma versão totalmente elétrica do SUV subcompacto Puma está para ser lançada no final deste ano. O Puma Gen-E será montado na fábrica da empresa em Craiova, na Romênia. A Ford assumiu um grande risco ao eliminar alguns de seus nomes mais importantes, na esperança de que os veículos elétricos se tornassem populares. A demanda por carros elétricos está esfriando, o que levanta preocupações sobre a aposta feita pela empresa.
Do Motor1