Ford diz que oferecerá somente carros globais no Brasil

O portfólio de produtos da Ford para o mercado brasileiro sofrerá profunda renovação até 2015, diz a montadora. Segundo o presidente da Ford do Brasil e América do Sul, Marcos de Oliveira, até lá, todos os produtos oferecidos no país serão modelos considerados globais. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (25), durante o Congresso Fenabrave, voltado a concessionários, em São Paulo.

O novo objetivo terá como destaque o lançamento do novo EcoSport, que foi desenvolvido no país e será fabricado em diversos continentes. Oliveira disse que as plataformas globais são fundamentais para melhorar a competitividade da marca, pela redução de custos. “No Brasil e na América do Sul, até 2015, 100% dos produtos serão globais. Somente no Brasil, até lá, serão investidos R$ 4,5 bilhões”, ressaltou.

De acordo com o executivo, a meta agora é competitividade. Isso porque, como outras montadoras, a Ford perdeu volume exportado para fabricantes de outros países, pelo menor custo de produção. Além disso, no próprio mercado brasileiro, a disputa pelo consumidor está cada vez mais acirrada. “É preciso um esforço nosso e do setor público também. É uma missão difícil, mas não impossível”, afirma o presidente da Ford do Brasil.

Edge 2012 chega em dezembro
O próximo modelo a ser lançado pela Ford no país será o Edge 2012. O modelo chega em dezembro e traz como principal novidade o sistema de navegação e entretenimento ativado por voz, o Sync. Como um opcional, ele está disponível em todos os modelos da Ford na América do Norte por cerca de US$ 40, e permite controlar o sistema de som do automóvel, fazer ligações telefônicas e utilizar o sistema de navegação por meio da voz.

Nos Estados Unidos, por exemplo, entre os serviços disponibilizados pelo Sync estão os resultados de campeonatos esportivos, como jogos de baseball. Principal rival da Ford nos EUA, a General Motors conta há mais de uma década com um sistema parecido, o OnStar, que está mais focado em segurança e navegação do que no entretenimento.

No Brasil, no entanto, a GM não disponibiliza a tecnologia pela dificuldade de encontrar a compatibilidade para os serviços brasileiros, além de preços competitivos, dificuldade que a Ford também enfrenta. De acordo com o presidente da montadora no país, a empresa ainda não encontrou uma solução para instalar o sistema nos modelos que já estão no mercado. “Não é falta de interesse, mas sim de capacidade técnica. Há uma incompatibilidade do sistema dos Estados Unidos com o brasileiro”, diz Oliveira. O Fusion V6 vendido no Brasil também possui o Sync.

Do G1