Ford e governo do Ceará entram em acordo pela fábrica da Troller
A Ford informou na segunda-feira, 23, que assinou acordo para transferir as instalações da fábrica de Horizonte, CE, onde eram montados modelos Troller, para o governo do Estado do Ceará. Lá, segundo recentemente anunciaram o governo e a Comexport, será construído um galpão industrial para montar veículos chineses elétricos de três marcas diferentes, com investimento de R$ 400 milhões.
O processo foi semelhante àquele realizado em Camaçari, BA, pelo qual a fábrica foi repassada pela Ford ao governo local e deste para a BYD, que desembolsou R$ 287,8 milhões para assumir o terreno de 4,6 milhões de m². Sem fornecer os pormenores a Ford, em comunicado, afirmou que foi dado “um passo definitivo para utilizar a planta de Horizonte na geração de crescimento econômico e social para a comunidade cearense”.
Na ocasião do anúncio da Comexport a Ford, procurada pela Agência AutoData, informou que o assunto estava sendo tratado pela sua área jurídica, sem fornecer pormenores. Um mês e meio depois, enfim, um acordo foi alcançado, mas também sem grandes pormenores. Com o repasse de Horizonte ao governo do Estado do Ceará a Ford se desfaz de todos os ativos industriais que manteve no Brasil, onde parou de produzir veículos em 2021.
A fábrica de São Bernardo do Campo, SP, que parou antes, em 2019, foi vendida para a Construtora São José para ser transformada em galpão logístico. A fábrica de motores de Taubaté, SP, foi vendida também para a Construtora São José e repassada, depois, para a CSN, Companhia Siderúrgica Nacional. E Camaçari abrigará a fábrica da BYD. A Ford ainda mantém escritório em São Paulo e Centro de Desenvolvimento em Tatuí, SP, e na Bahia, junto com o Senai Cimatec.
Da AutoData